Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Desengasgar

O que fazer quando alguém engasgar?

Primeiro: não se apavore! Saiba que você pode ajudar. E se você souber o que fazer, vai perceber que na hora você vai tomar a melhor atitude. Primeira dica: NUNCA coloque o dedo ou qualquer outro objeto dentro da boca de quem está engasgado. Se você fizer isto numa criança ou num adulto você poderá provocar um engasgo ainda maior. Segunda dica: se a pessoa engasgada estiver tossindo, deixe-a e aguarde. Não faça nada. Na maior parte das vezes quem tosse vigorosamente consegue expelir o que provocou o engasgo. Se a pessoa não consegue tossir ou respirar direito, você pode […] VEJA MAIS.

Procedimento para desengasgar

O procedimento para desengasgar com alimentos sólidos ou líquidos é o mesmo. Para crianças menores de sete anos: Primeiro sente-se numa cadeira e coloque a criança entre suas pernas. Segure-a com o seu antebraço embaixo do corpo e deixe a coloque com a barriga para baixo com a cabeça mais próxima do joelho. O bumbum tem que ficar mais elevado. Com o braço livre dê cinco tapas bem firmes com a palma da mão na região superior das costas. Mire na região superior da coluna, entre os dois ossos conhecidos como omoplatas, também chamados de “asinhas”. Repita o processo até […] VEJA MAIS.

Desengasgar seu bebê – Dicas

VÍDEO – 1) Jamais enfie o dedo às cegas na boca do bebê; / 2) Sente-se e cruze as pernas; / 3) Coloque o bebê de costas para você, com a cabeça mais para baixo; / 4) Dê 5 tapas vigorosos no meio das costas do bebê, entre os dois ossinhos que chamamos de “asinhas”; / 5) Veja se o corpo estranho saiu; / 6) Não se preocupe se o bebê vomitar junto. O importante é ele estar respirando bem. VEJA MAIS.