Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Você conhece alguém que teve dengue? Então veja porque você deve se preocupar.

Parece impossível, mas é verdade! A dengue está ai, contaminando muitas pessoas, crianças e adultos. Incrível imaginar que nos dias de hoje, em pleno século XXI, com toda a tecnologia e conhecimento científico disponíveis, um mosquito pode, com apenas uma picada, deixar muita gente doente ou, o que é pior, matar! Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nisto, pois o mosquito precisa de água parada para se proliferar. Mas mesmo com toda a divulgação, nem todos tomam os cuidados necessários. Ainda há pessoas que não cuidam dos vasos ou de recipientes, deixando-os com água parada em suas […] VEJA MAIS.

A dengue está aumentando de novo?

A dengue, na verdade, nunca acabou. E agora está, sim, voltando de novo. E nós somos os responsáveis por isso. As torneiras secas e a perspectiva de racionamento fizeram muitas pessoas recolherem água da chuva em grandes recipientes. Só que muita gente não tampou estes recipientes corretamente. Resultado: há vários criadouros para a fêmea do mosquito Aedes aegipty espalhados na cidade. Neste ambiente perfeito nascem centenas de larvas que se transformarão em mosquitos adultos prontos para nos picar e transmitir doenças como a dengue ou a febre Chincungunya. Resolvemos parcialmente o problema da falta de água, mas criamos um outro […] VEJA MAIS.

Os sintomas da dengue e da gripe são os mesmos?

Sensação de corpo quente, mal estar, cabeça pesando…você coloca um termômetro e constata que está com febre. Na hora aparecem  as dúvidas: “será que estou com dengue, já que estamos em estado de epidemia? Devo ou não procurar um serviço de saúde? Mas está tudo tão cheio…dá até desânimo…mas e se for dengue mesmo?” Nada fácil, não é? Então vamos ver  algumas dicas para saber diferenciar os sintomas da dengue e da gripe, já que o outono está ai e os casos de doenças respiratórias certamente também estão aumentando. Nem sempre é fácil saber se é uma ou outra. Dengue e gripe […] VEJA MAIS.