Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Bronquite

Cuidados com o quarto do bebê

O quarto do bebê deve ser limpo com um pano úmido ou com um bom aspirador de pó. Isto vale para o chão, prateleiras e objetos. Espanadores e vassouras apenas levantam a poeira de um lado e a colocam de outro. O ideal é que toda a decoração do quarto do bebê seja lavável para que se acumule a menor quantidade de pó possível. Hoje sabemos que a presença do pó e de ácaros (que ficam em pelúcias, almofadas, travesseiros e colchões) contribui para o surgimento de doenças respiratórias. Mantendo cortinas e evitando tapetes e outros objetos que acumulam pó […] VEJA MAIS.

Qual é a diferença entre asma e bronquite? Há tratamento? E o que isto tem a ver com a farmácia popular?

Muita gente pensa que asma é a mesma coisa que bronquite. De fato são muito parecidas: as duas levam à falta de ar, provocam aquele “chiado” característico no peito, a respiração fica ofegante, difícil e “cansada”. Mas há diferenças importantes entre elas. Saber quais são é importante para entender porque o tratamento da asma pode ser diferente do tratamento da bronquite. Então vamos lá! Asma é uma doença crônica, sua principal característica é o broncoespasmo e a inflamação. Isso significa que os pequenos músculos que ficam nas paredes dos brônquios se contraem e diminuem o caminho de passagem do ar. […] VEJA MAIS.

Quando se preocupar com a tosse?

Diz-se que não há nada mais lindo do que os dias de maio e as noites de junho. O clima mais frio melhora as noites de sono e convida às refeições e roupas mais quentinhas. Tudo isso é muito bom. No entanto, uma outra personagem não muito bem vinda passa a fazer parte, com frequência, do cenário outonal: a tosse. A tosse pode ser provocada por várias causas. Dentre as mais comuns destacam-se a tosse alérgica, que em geral é seca, sem secreção, irritativa, constante e a tosse produtiva, com catarro, que surge em decorrência do aumento de secreção nas […] VEJA MAIS.