Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Brinquedos

Como deve ser o berço?

Berço do bebê – um berço seguro deve ser firme e ter um estrado de uma peça só. É importante que seja possível ajustar a altura. Quanto mais embaixo, mais segura a criança ficará. As grades devem ser arredondadas e ter uma distância de 4 a 6 cm entre si. A altura deve ser de pelo menos 60 cm a partir do colchão. De preferência, o colchão deve ser de espuma, totalmente plano e não deformável. A sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a densidade D18. O tamanho deve ser exatamente o mesmo do berço para que não fiquem espaços que […] VEJA MAIS.

O que é Neuroplasticidade?

No cérebro há milhares de neurônios. Eles se conectam formando sinapses. Quando os bebês nascem, muitos destes neurônios ainda não estão “conectados” uns aos outros. Esta rede de conexões que se forma é chamada de neuroplasticidade e é estimulada pelo vínculo afetivo. Segundo os neurocientistas, um bebê faz 700 sinapses por segundo. O impulso nervoso tem uma velocidade de 400 km/h. O contato físico e o aconchego dos pais e cuidadores são fundamentais para o desenvolvimento neurológico nos primeiros meses de vida. Os principais estímulos que incentivam a neuroplasticidade são: amamentação, música (especialmente se cantada pelos pais), massagem (por 10 […] VEJA MAIS.

Hora de brincar.

As crianças aprendem brincando. Por isto, prefira brinquedos que estimulam o pensamento e a conquista de habilidades motoras. Os brinquedos estimulam os sentidos. Tão importante quanto brincar com a criança é deixá-la brincar sozinha. Respeite este tempo que elas tem com elas mesmas na hora de brincar, mas supervisione. Escolha brinquedos seguros e adequados à faixa etária.   VEJA MAIS.