Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Brincar

Meu filho está com febre. Se a febre baixar, posso mandá-lo para a escola?

A febre é um sinal de alerta. Significa que o corpo está reagindo a alguma agressão. A elevação da temperatura  dá uma sensação de cansaço, moleza e vontade de ficar mais quietinho. Nas crianças também. Crianças com febre ficam mais chorosas, indispostas, sem querer brincar ou comer. Pais ficam em alerta, preocupados e normalmente administram um antitérmico. A febre baixa e a criança volta a ter mais disposição. Quando isso acontece, muitos julgam que o processo que levou à febre foi embora também. Fim da febre, fim de tudo! Mas não é assim que funciona. A febre baixa enquanto o antitérmico […] VEJA MAIS.

Está com febre? Preste atenção! Três dicas para saber se é dengue e o que fazer:

1. No caso de dengue, a febre em geral é alta, chegando a 39 e 40°C. Junto com a febre vem muitas dores pelo corpo. Dói tudo. Cabeça, braços e pernas. Não dá vontade de levantar da cama. Aparece também uma dor bem característica atrás dos olhos. Na pele, surgem bolinhas vermelhas clarinhas pelo corpo, que lembram uma alergia, pois podem coçar um pouco. Crianças ficam sonolentas, molinhas, não querem brincar e param de comer. 2. Muito cuidado com os seguintes sinais: sangramentos no nariz , nas gengivas ou vaginal (fora da época menstrual) e manchinhas roxas na pele (chamadas […] VEJA MAIS.

Hora de brincar.

As crianças aprendem brincando. Por isto, prefira brinquedos que estimulam o pensamento e a conquista de habilidades motoras. Os brinquedos estimulam os sentidos. Tão importante quanto brincar com a criança é deixá-la brincar sozinha. Respeite este tempo que elas tem com elas mesmas na hora de brincar, mas supervisione. Escolha brinquedos seguros e adequados à faixa etária.   VEJA MAIS.