Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Barriga

Dor, dorzinha, dorzona!!!

A partir do momento em que o seu corpo detecta o embrião dentro do útero ele começa um processo de mudanças que só vai acabar com o parto. A quantidade de sangue do seu organismo aumenta, a frequência da sua respiração se altera e a distribuição de líquidos se refaz, para citar apenas alguns exemplos. A natureza sabe o que faz e o seu objetivo maior é priorizar o crescimento de um bebê. Nossa!!! Como dói tudo na gravidez! Também, tanta coisa muda!!! Vamos entender algumas mudanças importantes. O útero, que antes era um órgão do tamanho de uma maçã […] VEJA MAIS.

Marco o parto cesáreo ou espero o parto normal?

Quando a gravidez chega no final, mesmo quem quer ter o parto mais normal do mundo consegue entender as comodidades de marcar a cirurgia cesariana. Barriga pesada, dor nas costas, dor nas pernas, insônia, roupas que não cabem, calor… os desconfortos físicos podem ser tantos que dá mesmo vontade de marcar data para acabar. Sem falar na ansiedade do parto desconhecido, o medo da dor, a curiosidade para ver a carinha do bebê e todos os mitos que rondam o fim de uma gravidez. Aguardar o parto normal é mesmo uma experiência com a qual nós não estamos mais acostumadas: […] VEJA MAIS.

O que são contrações? Como vou saber que estou tendo uma?

Quando a gestação se aproxima das trinta e poucas semanas, é muito comum sentir que a barriga fica mais dura algumas vezes por dia. Tudo normal. São as chamadas contrações de Braxton-Hicks. São contrações de treinamento, de baixa intensidade e baixa frequência. Não doem e acontecem de vez em quando. São mais comuns no fim do dia ou depois de muitas horas em pé. Elas não dilatam o colo do útero e são perfeitamente normais. Fiquem tranquilas. O que fazer: nada. Você só precisa tomar alguma providência se a frequência destas contrações ultrapassar 1 vez a cada 30 minutos ou […] VEJA MAIS.