Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Assadura

Meu filho esta com o bumbum assado, o que devo fazer?

Ao trocar seu filho você percebe que ele esta com o bumbum assado, aprende o que fazer: As pomadas de prevenção formam uma barreira mecânica que protege a pele. Aplique uma camada muito fina para que a pele possa respirar. Isso normalmente evita que seu filho fique com o bumbum assado. Afinal, não fomos feitos para usar fraldas, não é mesmo? Importante saber que o  ambiente da fralda é ácido, úmido e quente. Perfeito para o crescimento de fungos. Quando isso acontece a assadura normalmente não melhora com as pomadas habituais. É possível identificá-los observando se há pontos vermelhos na assadura. […] VEJA MAIS.

O que fazer com filhos que acordam demais à noite?

Bebês que acordam demais à noite e chorando, podem estar com algum desconforto – ou fome. Jà crianças maiores que estão na fase dos “medos”  não querem dormir sozinhas. Frequentemente “pulam” para  cama dos pais. O sono de todos fica “picado” e o dia seguinte com certeza é muito difícil. Só que na próxima noite começa tudo de novo…e na próxima…e na próxima…e…que cansaço!! O que fazer? O sono também precisa ser “educado”. O que isso significa? Significa que para que as crianças tenham uma noite de sono tranquila precisamos manter uma rotina de preparação para o momento de adormecer. De preferencia sempre […] VEJA MAIS.

O que fazer em caso de assadura e ardência na hora de fazer xixi?

Crianças que saíram das fraldas e já usam calcinhas e cuecas também podem ficar assadas. Isto acontece porque quando vão fazer xixi, elas não tem paciência de esvaziar completamente a bexiga. Querem terminar logo para fazer outra atividade (brincar, ver televisão…). Consequência: vestem a calcinha/cueca sem terminar totalmente e aí um restinho de xixi continua saindo ali, e pronto um caso de assadura. Isso por que a urina é ácida e a roupa molhada em contato com a pele assa, nas meninas, a vagina; e nos meninos, o canal da uretra, na ponta do pênis. Para evitar mais um caso […] VEJA MAIS.