Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Qual é a diferença entre asma e bronquite? Há tratamento? E o que isto tem a ver com a farmácia popular?

Muita gente pensa que asma é a mesma coisa que bronquite. De fato são muito parecidas: as duas levam à falta de ar, provocam aquele “chiado” característico no peito, a respiração fica ofegante, difícil e “cansada”. Mas há diferenças importantes entre elas. Saber quais são é importante para entender porque o tratamento da asma pode ser diferente do tratamento da bronquite. Então vamos lá! Asma é uma doença crônica, sua principal característica é o broncoespasmo e a inflamação. Isso significa que os pequenos músculos que ficam nas paredes dos brônquios se contraem e diminuem o caminho de passagem do ar. […] VEJA MAIS.

Vacina da Febre Amarela:

– Quem pode tomar a vacina da febre amarela? Todas as pessoas de 9 meses até 60 anos de idade que não tenham nenhuma contraindicação. Crianças de 6 a 9 meses só com orientação médica e em área de risco. – Quais as contraindicações? Imunossupressão. Quem doença ativa com imunossupressão ou que toma algum medicamento que leve à imunossupressão como quimioterápicos ou corticoides em altas doses Gestantes em qualquer época da gestação. Exceção: gestantes em municípios considerados áreas de risco pelas autoridades de saúde. Quem tem alergia grave à proteína do  OVO. Bebês com menos de 6 meses de idade. O vírus […] VEJA MAIS.

Crianças pequenas podem comer alimentos que contenham conservantes?

Vamos pensar que não é fácil fazer com que alimentos fresquinhos e saudáveis cheguem às prateleiras dos supermercados para nutrir milhões e milhões de pessoas ao longo do mundo todo. Dá para imaginar o longo caminho que o leite, por exemplo, faz desde que é extraído da vaca até a nossa geladeira? E a carne? Já pensaram o tempo que leva desde o abate do boi até que possamos comer um bife delicioso? Por isso, a indústria da alimentação estuda formas de “conservar” os alimentos produzidos pelo tempo mais longo e seguro possível, para que os possamos consumir com tranquilidade […] VEJA MAIS.