Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Aprender

Uso de andador

A Sociedade Brasileira de Pediatria contraindica o usa do andador porque além de não ajudar ainda prejudica o desenvolvimento da criança. Observe que o andador tem rodinhas na base. Estas rodinhas são impulsionadas pelos pezinhos do bebê. Então, em vez de aprender a andar, a criança apenas dá um impulso. Isto retarda a conquista da habilidade motora necessária para andar. Além de prejudicar o desenvolvimento dos tendões e dos músculos. Caso você tenha um andador não doe. Infelizmente é um objeto sem nenhuma utilidade. VEJA MAIS.

Fim da licença maternidade e volta ao trabalho

Se a mãe trabalha fora, o fim da licença maternidade e a volta ao trabalho significa um momento de ruptura tão forte quanto o corte do cordão umbilical. O sofrimento é o mesmo independentemente se a opção é deixar o filho na creche ou com um cuidador. A separação não é fácil, mas é necessária e traz benefícios tanto para a mãe quanto para o filho. Os dois crescem e amadurecem com esta situação. A criança aprende a confiar em outros adultos, amplia sua rede afetiva e portanto, ao saber que pode contar com mais pessoas se sente mais segura […] VEJA MAIS.

Idade para começar na escola

A melhor Idade para começar na escola é a partir dos dois anos de idade, a criança começa a ter necessidade de expandir territórios. A escola tem um papel fundamental neste momento, é uma ocasião para conhecer outros espaços, outros adultos e crianças. Na escola ela ainda tem oportunidade de aprender as primeiras regras de cidadania: saber dividir, esperar, fazer silêncio, controlar a raiva, não agredir, enfim, respeitar e aprender a conviver com o outro. VEJA MAIS.