Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Antibióticos

Terçol pega?

Terçol é aquela “bolinha vermelha” que pode aparecer na região das pálpebras e que incomoda bastante. Pode acontecer em qualquer idade, mas é bastante comum nas crianças. Os olhos são órgãos muito delicados. Precisam ser constantemente lubrificados pelas lágrimas. Por isso temos a necessidade de piscar muitas e muitas vezes ao dia. As pálpebras são fundamentais neste processo. Quando elas “piscam” as glândulas que ficam nelas produzem uma “gordurinha” e outras substâncias que fazem parte da composição normal da lágrima. Estas glândulas se chamam Zeis e Mol e ficam dentro da pálpebra, pertinho dos cílios. O terçol acontece quando bactérias penetram […] VEJA MAIS.

Cuidados com antibióticos

Cuidados com antibióticos. O antibiótico deve ser receitado pelo médico. Mesmo que sobre, o medicamento não deve ser reutilizado sem orientação médica. Em média, após o início do uso, o antibiótico leva 48 horas para fazer efeito. Durante este período é possível que as crianças ainda tenham febre. Porém, se após dois dias a criança ainda tiver febre ou se os sintomas piorarem acione o médico imediatamente. VEJA MAIS.

Cirurgia de adenóide e garganta

As amígdalas ficam na garganta e a adenóide ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar condicionado, impedindo que vírus, bactérias, poeira, ácaros, entrem no nosso sistema respiratório. Mas quando elas são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender, elas se tornam depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem, ”garagens”, moradias para os agressores. A criança pode começar a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição, passar a tomar antibióticos com frequência, sofrer com apnéia noturna – ou seja, […] VEJA MAIS.