Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Anestesia

Cirurgia de adenóide e garganta

As amígdalas ficam na garganta e a adenóide ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar condicionado, impedindo que vírus, bactérias, poeira, ácaros, entrem no nosso sistema respiratório. Mas quando elas são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender, elas se tornam depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem, ”garagens”, moradias para os agressores. A criança pode começar a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição, passar a tomar antibióticos com frequência, sofrer com apnéia noturna – ou seja, […] VEJA MAIS.

Qual é o melhor tipo de parto para mãe e filho?

No inicio da gestação, uma das primeira preocupações, é em relação ao melhor tipo de parto para a mãe e o bebê. Entenda: O parto normal é o mais indicado para vocês: mamãe e bebê. O parto natural, sem anestesia, é também uma opção, mas para quem se sente preparada para tal. Lembrem-se que a cesariana é uma cirurgia de médio porte e deve ser realizada apenas quando há indicações médicas precisas e bem definidas. Aqui vão algumas das vantagens dos partos vaginais: – A recuperação da mãe costuma ser mais rápida, o que a deixa mais tranquila. Isso, sem […] VEJA MAIS.

Quando é indicada cirurgia de adenoide e garganta?

As amígdalas ficam na garganta e as adenoides ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar, impedindo que vírus, bactérias, poeira ou ácaros entrem no nosso sistema respiratório. No entanto,  quando as amígdalas e as adenoides  são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender,  tornam-se depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem “garagens” ou  “moradias” para os agressores. Nestes casos, as crianças começam a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição. Resultado: recebem antibióticos com frequência, dormem mal e […] VEJA MAIS.