Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Andador

Uso de andador

A Sociedade Brasileira de Pediatria contraindica o usa do andador porque além de não ajudar ainda prejudica o desenvolvimento da criança. Observe que o andador tem rodinhas na base. Estas rodinhas são impulsionadas pelos pezinhos do bebê. Então, em vez de aprender a andar, a criança apenas dá um impulso. Isto retarda a conquista da habilidade motora necessária para andar. Além de prejudicar o desenvolvimento dos tendões e dos músculos. Caso você tenha um andador não doe. Infelizmente é um objeto sem nenhuma utilidade. VEJA MAIS.

Três razões para seu filho NÃO usar andador

Conheça três razões para seu filho NÃO usar andador: 1. Perigo de acidentes. O andador permite que a criança se movimente com muita velocidade, até 1 metro por segundo!!! Isso pode ser muito perigoso, pois basta um pequeno objeto no chão para travar uma das rodinhas, brecar e fazer a criança cair. Mais importante: normalmente a cabeça é que bate no chão primeiro, causando um trauma crânio encefálico que pode ser muito grave. 2. Não permite o desenvolvimento adequado de músculos e tendões. Crianças que ficam nos andadores tradicionais conseguem deslizar pelo ambiente com um toque rápido da ponta dos […] VEJA MAIS.

Meu filho pode usar andador de empurrar?

Os andadores tradicionais, isto é, aqueles cheios de rodinhas, em que se coloca a criança dentro para que ela fique na posição ereta e  uns toquinhos dos pés no chão a façam deslizar pela casa, estão formalmente contraindicados em várias regiões do mundo todo. Inclusive no Brasil. Este tipo de andador pode ser perigoso. Uma das razões pelas quais se proibiu este tipo de andador deve-se ao fato de que o seu uso pode atrapalhar o aprendizado da criança para dar os primeiros passos. Isso mesmo. Na realidade, estes andadores podem atrasar os primeiros passinhos. Para as crianças andarem, tem […] VEJA MAIS.