Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Analgésicos

Como aliviar a dor aguda?

Você já bateu o dedinho com força no pé da cama? Torceu o pé? Teve dor de ouvido? Dor de dente? Cólica menstrual? Prendeu o dedo na porta? Tudo isso dói demais e é exemplo de dor aguda! A gente xinga mas a dor não passa. Nem dá para pensar direito. Por isso quem está próximo deve ajudar. E é importante saber o que fazer, para não atrapalhar ou piorar ainda mais a situação. Mas… fazer o quê? A dor aguda tem duas situações mais frequentes: a primeira, por causa de traumas como batidas, topadas, torções e a segunda em […] VEJA MAIS.

Principais dúvidas sobre a gripe H1N1:

Todos estão, com razão, preocupados com este surto antecipado de gripe. Vamos esclarecer as principais dúvidas: – Quais vírus são os causadores desta gripe atual? Este surto de gripe está sendo causado principalmente pelo vírus Influenza A (H1N1), que é conhecido também como vírus da gripe suína. Veio com tudo este ano. Pode acometer todas as idades, mas os menores de 5 anos, idosos e gestantes e portadores de doenças crônicas são os mais susceptíveis e em quem a gripe pode ser mais perigosa. Há também casos de gripe por outro vírus, especificamente o Influenza B. Os sintomas são muito […] VEJA MAIS.

Se a dor é um sinal de alerta, posso usar analgésicos ?

Não importa a causa. Quando uma parte do corpo dói a gente quer logo que passe e vá embora. E a primeira reação, claro, é tomar um remédio, um analgésico, algo que bloqueie imediatamente aquela sensação desconfortável. Mas a dor é sempre um sinal de alerta. Ela é um aviso para que a gente saiba que nosso equilíbrio físico ou emocional foi rompido. A dor pode ser aguda ou seja, acontece e passa ou crônica que é quando demora três meses ou mais tempo para passar. Ela começa com um estímulo nocivo. Cortamos o dedo, por exemplo, imediatamente nossas fibras […] VEJA MAIS.