Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Amígdalas

Cirurgia de adenóide e garganta

As amígdalas ficam na garganta e a adenóide ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar condicionado, impedindo que vírus, bactérias, poeira, ácaros, entrem no nosso sistema respiratório. Mas quando elas são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender, elas se tornam depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem, ”garagens”, moradias para os agressores. A criança pode começar a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição, passar a tomar antibióticos com frequência, sofrer com apnéia noturna – ou seja, […] VEJA MAIS.

Quando é indicada cirurgia de adenoide e garganta?

As amígdalas ficam na garganta e as adenoides ficam no nariz. Estas estruturas fazem parte do nosso sistema de defesa e funcionam como o “filtro” do ar, impedindo que vírus, bactérias, poeira ou ácaros entrem no nosso sistema respiratório. No entanto,  quando as amígdalas e as adenoides  são agredidas constantemente ficam tão grandes que em vez de nos defender,  tornam-se depósitos de agentes infecciosos. Como se em vez de filtros, elas se tornassem “garagens” ou  “moradias” para os agressores. Nestes casos, as crianças começam a ter amigdalites, otites e sinusites de repetição. Resultado: recebem antibióticos com frequência, dormem mal e […] VEJA MAIS.

Se as amígdalas nos protegem, por que muitos tem que retirá-las?

Entenda: as amígdalas são aquelas duas “bolinhas vermelhas” que ficam na entrada da garganta, uma de cada lado. São constituídas por um tecido chamado “linfóide”, que é muito rico em glóbulos brancos, que são os anticorpos que nos protegem de muitas infecções. A maioria dos agentes infecciosos entra no nosso organismo pela boca e vias respiratórias, causando várias doenças como, por exemplo, amigdalite, faringite, laringite, sinusite ou otite. As amígdalas estão na primeira linha de defesa. Por isto, quando estes invasores penetram, elas ficam inflamadas e inchadas para nos defender. Muitas vezes elas próprias se contaminam. Isto se chama amigdalite […] VEJA MAIS.