Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Amamentação

Meu marido está tão distante, parece não se importar muito comigo ou com a gestação. Será que ele vai ser um bom pai?

Em primeiro lugar, não se preocupe! Para muitos futuros papais, a ficha cai depois! Eles não sentem as mudanças no próprio corpo e nem o bebê mexendo dentro deles. Além disso, muitos têm dificuldades em compreender preocupações como: “de que cor eu pinto essa parede? Qual berço eu compro?” Lembrem-se de que vocês não estão em lados opostos. Ao contrário, vocês são uma equipe em que cada um tem suas funções específicas. Uma dica: converse e conte para ele seus medos e receios, sem pressupor que ele já deveria ter “percebido” tudo. Na maior parte das vezes eles precisam ser […] VEJA MAIS.

O que é o “blue pós-parto”? Qual a diferença da depressão pós-parto?

Tornar-se mãe (ou pai) é uma enorme transformação. Principalmente para a mulher. Sem dúvida nenhuma, este é o momento de maior variação hormonal no menor espaço de tempo que acontece ao longo de sua vida inteira. É considerado o momento de maior vulnerabilidade psíquica previsto no ciclo de vida. É um verdadeiro teste para a sanidade mental: ao chegar da maternidade, a mudança brusca da rotina e os novos papeis a serem desempenhados exigem dos casais novas habilidades emocionais. Antes, para ser competitivo no mercado de trabalho, a vida exigia determinação, objetividade, eficiência. Diante do bebê, para acolhê-lo e lidar […] VEJA MAIS.

Peso do bebê após o nascimento

É normal o peso do bebê diminuir até 10% após os três primeiros dias de vida. Isto ocorre porque eles nascem com um pouco de água a mais. Este excesso é eliminado naturalmente. A amamentação garante que o bebê recupere e ganhe peso progressivamente. VEJA MAIS.