Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Almoço

O que é hipoglicemia?

Hipoglicemia é a queda dos níveis de glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia das células. É o “combustível” que garante o funcionamento harmônico das células e, portanto, dos órgãos. Especialmente do cérebro. Por isso, quando o sangue fica com uma quantidade muito baixa de glicose circulando, o cérebro não funciona adequadamente e os sinais de hipoglicemia aparecem. Quais são estes sinais ? Tontura, mal estar, suar e sentir frio, um pouco de tremedeira nas mãos. As pessoas tem enjoo, às vezes vômitos. Também pode dar palpitação e taquicardia , aquela sensação de que o coração […] VEJA MAIS.

Por que dizem que tudo é virose?

Outono chegou. Toda hora muda a estação: um dia com cara de inverno, outro com calor de verão… e o pior alguns dias que de manhã está frio, de tarde calor e à noite chove…. tudo no mesmo dia!! Isso afeta a nossa saúde porque a variação de temperatura abala a defesa do nosso organismo e aí os vírus que estão no ar aproveitam a oportunidade para entrar. Resultado? Todo mundo fica com virose!!!! Virose significa (simplesmente) que estamos com um vírus. E há muitos tipos: vírus da gripe (vários!!), resfriado, roséola, estomatite, sinusite, amigdalite. bronquiolite em crianças…enfim… Há um […] VEJA MAIS.

Porções ideais de proteínas (carnes, peixes, aves e ovos)

As crianças desta idade devem comer duas porções de proteínas por dia. Ou seja, tanto no almoço quanto no jantar deve haver um destes alimentos. O ideal é variar. Exemplos de proteína: carnes vermelhas, peixes, ovos, aves. Uma dúvida: quantos ovos as crianças podem comer por dia? O ovo aumenta o colesterol das crianças? O consumo de um ovo por dia é seguro e não aumenta o colesterol. O ideal é que o ovo seja cozido. O ovo frito é muito calórico e o ovo cru pode conter bactérias causadoras de doenças graves. VEJA MAIS.