Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Agrotóxicos

Três dicas para minimizar os efeitos dos agrotóxicos nos alimentos

Dica 1 Lave frutas, verduras e legumes muito bem. Com as cascas, quando houver. Isso mesmo. Boa parte dos resíduos dos agrotóxicos ficam nas cascas. Por isso lave-as bem antes de cortar o alimento. Por isso a lavagem das cascas é importante. Veja como é fácil: lave com água e detergente neutro por pelo menos 1 minuto. Depois enxague bastante por uns 3 minutos. Isso atenua, mas não elimina totalmente o problema, pois uma parte dos agrotóxicos pode penetrar na polpa de frutas, legumes ou hortaliças. Produtos à base de hipoclorito de sódio ou o vinagre devem ser usados para […] VEJA MAIS.

Três razões para as crianças comerem morango.

O morango é uma das frutas mais bonitas e atraentes. Usado em várias propagandas e exaltado pelo seu sabor, cor e forma. Crianças frequentemente querem leite, iogurtes, balas e até chocolates recheados com sabor de morango. A imagem do morango está associada ao sabor gostoso. Por isso crianças o escolhem com frequência como fruta preferida. No entanto, para seu cultivo, são utilizados agrotóxicos. Por isso muitas pessoas ficam cautelosas ao dar o morango em fruta para crianças. Para retirar o agrotóxico que fica na casca dos morangos, aqui vai uma dica: deixe-os de molho por meia hora em uma solução […] VEJA MAIS.

Devemos nos preocupar com os agrotóxicos dos alimentos?

Saúde com qualidade de vida. Todos desejamos, não é mesmo? Por isso procuramos nos informar e até mudar hábitos e o estilo de vida na busca do que é mais saudável. Uma das recomendações é comer muitas frutas, vegetais, legumes e hortaliças, independentemente da idade. Para atender todas estas bocas famintas é preciso garantir safras e manter o ritmo de produção em larga escala. Para isto, usa-se agrotóxicos e fertilizantes. O problema é que muitas vezes alguns alimentos recebem uma carga excessiva destes produtos, comprometendo a qualidade. E o pior de tudo: estas substâncias podem fazer mal. Não só à […] VEJA MAIS.