Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Acupuntura

Meu bebê está sentado. E se ele não virar?

Quando o medico diz que o bebê está pélvico, está simplesmente dizendo que ele está sentado dentro do útero. Isso mesmo. Cabeça para cima, bumbum para baixo. Isso significa que o bumbum, ou ocasionalmente os pés serão a primeira parte a nascer. Ao longo da gravidez, descobrimos que a posição “certa” para o bebê ficar dentro do útero é de cabeça para baixo. Isso necessariamente faz com que a cabeça saia antes. Isso é o que chamamos de “apresentação cefálica”. Mas… e se o seu bebê estiver sentado? Importante saber que durante toda a gravidez o bebê se mexe bastante […] VEJA MAIS.

Tenho medo da dor do parto, Como se faz a anestesia para o parto?

Quando se entra naturalmente em trabalho de parto, a dor não costuma começar de repente. Começa devagar e vai aumentando aos poucos. Portanto, há tempo para o seu organismo se adaptar e produzir endorfinas, que são substâncias que tornam as dores bem mais suportáveis. A natureza tenta te ajudar. Se você não quiser sentir a dor do parto, pode tomar uma anestesia que é específica para o parto normal: o duplo-bloqueio. Essa técnica consiste em fazer, na mesma punção, dois tipos de anestesia: uma raquidiana e uma peridural. Isso impede todas as sensações que vem da parte de baixo do […] VEJA MAIS.

Pode-se fazer acupuntura na gravidez?

Vamos entender o que é a acupuntura: é uma técnica milenar chinesa que consiste no estímulo de pontos específicos do corpo para obter a liberação de substâncias naturais que regularizam o funcionamento do sistema imunológico, de resposta ao stress e de dor. Na gravidez, muitos remédios não são seguros. Por isso a acupuntura é uma grande alternativa para tratar vários incômodos como, por exemplo, enjoos, azia, dores nas costas, ansiedade, alterações de humor, dificuldade para dormir ou até mesmo o inchaço. Estudos demonstraram que a acupuntura na gravidez ajudou as futuras mamães a dormir melhor. No final da gestação também […] VEJA MAIS.