Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Acupuntura

Tenho medo da dor do parto, Como se faz a anestesia para o parto?

Quando se entra naturalmente em trabalho de parto, a dor não costuma começar de repente. Começa devagar e vai aumentando aos poucos. Portanto, há tempo para o seu organismo se adaptar e produzir endorfinas, que são substâncias que tornam as dores bem mais suportáveis. A natureza tenta te ajudar. Se você não quiser sentir a dor do parto, pode tomar uma anestesia que é específica para o parto normal: o duplo-bloqueio. Essa técnica consiste em fazer, na mesma punção, dois tipos de anestesia: uma raquidiana e uma peridural. Isso impede todas as sensações que vem da parte de baixo do […] VEJA MAIS.

A depressão materna afeta o bebê?

A depressão após o parto é conhecida e mais frequente. E a depressão materna que acontece durante a gestação? É comum? Pode afetar o bebê? Veja só: aproximadamente 10% das gestantes apresenta depressão materna leve a moderada durante a gravidez. Portanto, não se assuste se você está se sentindo “para baixo” e com o astral no chão. Quem que já teve depressão antes têm mais risco de ver o quadro se repetir nesse momento de vida. Problemas no casamento, condições socioeconômicas ruins ou passar por experiências traumáticas aumentam a chance de que a doença apareça. Gravidez indesejada, predisposição genética, isto […] VEJA MAIS.

Está com dor nas costas? Veja as dicas para aliviar este desconforto.

A dor lombar é mais comum em gestantes. Isso porque a gravidez promove mudanças no corpo que geram modificações posturais importantes. Estas mudanças sobrecarregam a coluna lombar da seguinte maneira: a barriga cresce e com isso o centro de gravidade do corpo muda. Por isso, a grávida passa a usar músculos antes pouco movimentados para se equilibrar. Além disso, os hormônios da gravidez levam a um aumento da mobilidade da pelve, permitindo movimento onde antes não existia quase nenhum, como a região onde se encontram a coluna lombar, o sacro e a bacia. Resultado: dor nas costas. Vamos às dicas […] VEJA MAIS.