/

Qual a diferença entre alergia e intolerância ao leite?

Muitas pessoas confundem alergia com intolerância. Mas é importante saber a diferença, para tomar as atitudes certinhas com seu bebê e não priva-lo de um alimento importante como o leite.

Vamos entender. Veja como é fácil.

O leite é composto por vários nutrientes importantes, dentre os quais destacam-se as proteínas e a lactose, que é o açúcar do leite.

Quem causa “alergia” são as proteínas. A alergia é uma reação muito  intensa, causada pela produção anticorpos. A proteína do leite, que é o que chamamos de “alérgeno” provoca a produção de anticorpos nas pessoas  que tem alergia. Assim, quem tem diagnóstico de alergia ao leite NÃO pode entrar em contato nem com um golinho de leite que pode ter uma reação alérgica mais séria.

Já a intolerância é diferente. Não existe  produção de anticorpos. Acontece apenas que algumas pessoas não tem  enzimas suficientes para digerir um alimento como a lactose, por exemplo. Nesta situação, quando exageram no consumo de lactose, apresentam os sintomas, que podem variar desde umas bolinhas vermelhas pelo corpo ou aumento do volume abdominal por produção de gases ou  até mesmo diarreia. Toleram apenas pequenas quantidades, que variam de pessoa para pessoa. Um pouco a mais…pronto: lá vem os sintomas.

O leite é um alimento importante para os pequenos bebês. Tanto assim que eles  são também chamados de “lactentes”. Por isso, saber a diferença entre alergia e intolerância ao leite  é importante para que seus filhos possam se alimentar da forma mais saudável possível, sem riscos para sua saúde.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.