/

Quais as causas de gases em bebês?

Bebês pequenos, em geral até a idade de 3 meses,  tem muitos gases. Por isso as cólicas nesta idade são tão frequentes. Muito possivelmente devem-se aos movimentos intestinais que ainda não são totalmente coordenados.

A partir de 3 meses, muitos ainda continuam com gases todos os dias, em maior ou menor intensidade, às vezes até atrapalhando o soninho dos pequenos. Muitas podem ser as causas de gases em bebês maiores. Vamos ver as 3 causas mais comuns:

  1. Intolerância à lactose. Só para lembrar, as fórmulas infantis tem como base o leite de vaca, que contem a lactose. Alguns bebês não a digerem direito, gerando gases que atrapalham bastante a rotina do bebê. Muitos destes bebês tem assaduras frequentes. Converse com seu pediatra ou com uma nutricionista, pois há fórmulas específicas para estes bebês.
  1. Obstipação intestinal. Bebês que tem mais tendência a ter intestino preso podem apresentar mais gases. Isso incomoda bastante, tornando a evacuação um processo mais dificultoso. Nesta situação, uma orientação alimentar bem adequada, com frutas laxantes e mais fibras nas papinhas  geralmente resolve.
  1. Alimentos específicos. Muitos bebês tem o hábito intestinal normal, fazem cocô uma ou mais vezes ao dia. No entanto, quando comem algum alimento específico ficam mais obstipados e/ou produzem mais gases. Não há uma regra geral, isto é, um tipo de alimento que obstipe a todos. Cada bebê tem suas individualidades, inclusive para isso. Por isso, procure relacionar um dia de gases e obstipação com a alimentação prévia de seu bebê.

Barriguinhas sem gases deixam os bebês mais alegres!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.