/

Quais são os sinais de alerta que podem indicar Distrofia Muscular de Duchenne?

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença geneticamente determinada e ligada ao cromossomo X. Por isso, os meninos são mais frequentemente acometidos. É uma doença grave, que se inicia nos membros inferiores, com fraqueza muscular progressiva, levando à incapacidade de movimento. Aos 12 anos em geral os pacientes podem necessitar de cadeira de rodas.

O diagnóstico precoce, portanto, é muito importante e essencial para que os devidos cuidados sejam o mais rapidamente instituídos e os meninos acometidos possam ter o máximo de qualidade de vida.

Os sinais de alerta que chamam a atenção para o diagnóstico de Distrofia Muscular de Duchenne são os seguintes, que podem ser identificados nos primeiros anos de vida:

– Atraso para andar; quedas frequentes; dificuldade para correr ou para subir escadas; andar ou correr na ponta dos pés; aumento da panturrilha (batata da perna); precisar do apoio dos braços para conseguir se levantar do chão e não conseguir acompanhar as brincadeiras dos colegas da mesma idade.

– Aproximadamente 30% dos meninos também apresentam atraso para falar.

A Distrofia Muscular de Duchenne é a doença neuromuscular mais frequente da infância. A informação em saúde ajuda-nos a cuidar de nossos pequenos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.