/

Devemos usar protetor de olhos para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus?

O novo Coronavírus pode nos infectar por 3 vias: boca, nariz e olhos.

A contaminação pela boca ou nariz pode ocorrer no processo normal de respiração, quando entramos em contato com gotículas de saliva ou secreções respiratórias contaminadas com partículas virais e carregadas pelo ar. Também pode acontecer quando tocamos em superfícies contaminadas e colocamos as mãos contaminadas na boca ou nariz. Por isso as máscaras são tão importantes.

E os olhos? Como se contaminam? Por duas formas:

– Ou quando secreções respiratórias contaminadas (um espirro, por exemplo) atingem diretamente nossos olhos;

– Ou quando levamos às nossas mãos contaminadas aos olhos. Por isso tocar ou coçar os olhos com as mãos não limpas não é uma boa ideia. O problema é que fazemos isso, no mais das vezes, sem perceber.

Recente estudo publicado indicou que a proteção ocular pode diminuir em até 78% o risco de contágio. Neste caso, o melhor óculos seria aquele que é todo fechado. Como usam os profissionais de saúde.

Como isso nem sempre é possível,  óculos comuns já podem ajudar, pois atuam como um “escudo” natural e dificulta que toquemos nossos olhos com frequência.

Por isso, quando você precisar sair, vá de máscara, com certeza, e lembre-se que os óculos pode ser uma boa ideia também para compor seu visual de proteção.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.