25/03/2019 17:29h

O Teste do Pezinho é o carimbo que fazemos com o pé dos bebês?

Sair da Maternidade com o filho bebê, que acabou de nascer, aconchegado no colo, é dos maiores prazeres que os pais têm na vida. Para que este momento possa ser plenamente seguro e tranquilo, sob o ponto de vista legal, é importante que o pequeno bebê já possua seus próprios documentos de identificação.

O nome do bebê é sua primeira identificação não oficial, posto que muitos bebês já têm nome e sobrenome escolhidos mesmo enquanto estão na barriga das mamães.

Depois que nascem, há um documento importante que é o “certificado” de nascimento, com todos os dados do parto e do bebê, que os pais recebem na alta da Maternidade. Este certificado tem um “carimbo” com os pezinhos do bebê estampados, como se fossem as suas impressões digitais, que tem por objetivo identificar aquele bebê. Isso é muito importante. No entanto, muita gente confunde este “carimbo” com o Teste do Pezinho. Na verdade –  importantíssimo que se saiba- o Teste do Pezinho não tem NADA a ver com esse carimbo.

O carimbo serve para a identificação do bebê. O Teste do Pezinho serve para detectar precocemente algumas doenças que aquele bebê pode ter e que, quanto antes diagnosticadas, melhor a chance de evolução sem sequelas como, por exemplo, a deficiência intelectual.

O Teste do Pezinho é colhido entre o terceiro e o quinto dias de vida do bebê. Faz-se um pequeno “furinho” com uma agulha no calcanhar do bebê – por isso se chama Teste do Pezinho- e a gota de sangue é coletada em um papel filtro, tipo “mata –borrão”. Este papel filtro com o sangue do bebê é então encaminhado para o laboratório, onde é analisado.

O carimbo dos pezinhos no cartão dos bebês tem por objetivo sua identificação. O Teste do Pezinho é feito com uma gota de sangue e ajuda a detectar doenças importantes que o bebê pode ter, que ainda não se manifestaram e que, quanto antes diagnosticadas e tratadas, melhor para a vida futura daquele bebê.

Portanto, é MITO: o carimbo dos pés NÃO tem nada a ver com o Teste do Pezinho.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar