/

O bebê já aprende dentro do útero?

Por volta de um ano de idade, os bebês começam a falar. Mas o aprendizado que os leva a pronunciar as primeiras palavras pode começar muito antes disso, ainda dentro do útero. Diversas pesquisas têm demonstrado que os bebês recém-nascidos são capazes de reconhecer palavras e sons ouvidos quando eram fetos dentro da barriga da mãe.

Após a 27a semana de gestação, o sistema auditivo dos fetos está formado. É a partir desse momento que eles ouvem os primeiros sons do interior do útero e também do ambiente externo. Pesquisas também comprovam que conversar com o bebê durante a gravidez pode ser uma experiência de fato benéfica, já que escutar uma grande variedade de vozes dentro do útero pode ter efeitos positivos, preparando o cérebro para discriminar as sutis características da linguagem e potencializando a aquisição da fala. Além disso, ouvir sons do ambiente exterior e a voz dos pais ajuda o feto a formar laços afetivos e se sentir seguro depois que nascer, já que vai ouvir sons já conhecidos. Sim, é verdade! Os bebês já aprendem dentro do útero!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.