31/03/2019 15:26h

Homeopatia pode ser usada para prevenir ou tratar doenças respiratórias?

O outono está ai. Dias secos e mudanças bruscas de temperatura acontecem com frequência. Resultado: muitas pessoas se ressentem disso e ficam doentes. As vias respiratórias são as mais acometidas nesta inconstância outonal.

Muitos começam com um quadro alérgico: o olho fica vermelho, coçando e irritado, junto com uma tosse seca e a sensação de congestão. O frio e a poluição maior desta época diminuem a capacidade de defesa das mucosas respiratórias. Defesas em baixa, mucosas inflamadas:  este é o cenário ideal para vírus e bactérias se instalarem causando as doenças tão comuns: sinusites, otites, amigdalites, faringites, laringites, bronquites e tantas mais.

Há como prevenir?

Sem dúvida que sim. Manter a higiene das mucosas respiratórias é fundamental. Isso pode ser feito com a nebulização nasal de soro fisiológico pelo menos 3 vezes ao dia. Ajuda a remover secreções e poluentes que podem causar  inflamação e predispor à contaminação com agentes infecciosos. Claro que uma alimentação saudável e a prática de atividade física deixa nosso sistema imunológico mais forte e preparado para nos defender.

E a homeopatia pode, sim, ajudar bastante a prevenir quadros respiratórios. Isso porque baseia-se fundamentalmente no princípio de que o “semelhante trata o semelhante”. Isso significa que quando somos submetidos a estímulos semelhantes, nos defendemos melhor. Por isso, os remédios homeopáticos de prevenção são prescritos para cada um, individualmente, procurando manter o indivíduo em equilíbrio quando exposto  a determinado estímulo. Como se fosse “um treinamento” para uma competição. Depois de bem treinados, quando o jogo de verdade chega temos mais chance de vencer, não é mesmo?

Portanto, é VERDADE: a homeopatia pode ser usada para prevenir e tratar doenças respiratórias.

Enxergar as boas possibilidades terapêuticas à nossa disposição podem nos deixar mais treinados para a vida!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)