14/04/2019 15:43h

Existe diarreia de causa emocional?

Muitas pessoas, quando estão mais nervosas, tem vontade de ir ao banheiro. Uma, duas, três ou mais vezes. As fezes ficam com a consistência mais amolecida, em virtude da aceleração do trânsito intestinal. É uma forma de diarreia, portanto.

Isso é muito comum. Quando ficamos nervosos, liberamos os hormônios do estresse, dentre os quais a adrenalina, que acelera os batimentos cardíacos, a frequência respiratória e o trânsito intestinal. Não dá para segurar. Resultado: diarreia.

Portanto, é VERDADE: existe o que podemos chamar de diarreia de causa emocional.

O tratamento consiste, claro, em tentar aplacar as causas que nos geram tensão, estresse e desconforto. Nem sempre é simples!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar