/

Crianças podem tomar café?

Tão comum quanto tomar um cafezinho é ter crianças por perto observando este típico hábito das famílias brasileiras. Por isso, depois dos dois anos de idade, é inevitável a criança pedir: “mãe, posso tomar café”? Será que pode? Entenda: o café contém cafeína que é um estimulante e por isto a bebida pode não ser indicada para muitas crianças. Mas também tem propriedades antioxidantes que fazem bem para a saúde. Difícil decisão. Por isso, a resposta desta pergunta é: DEPENDE da idade e da quantidade.

Crianças com menos de 2 anos: nesta idade NÃO devem tomar café.

Crianças entre 2 e 6 anos: podem tomar café DESDE QUE em pequenas quantidades, ou seja, no máximo o equivalente a meia xícara pequena de café por dia, de preferencia coado (não expresso) e misturado ao leite.

Crianças com mais de 6 anos: PODEM mas no máximo uma xícara pequena por dia, também coado e misturado, de preferência com leite.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.