08/03/2019 10:12h

Mito ou Verdade: meninas podem apresentar corrimento vaginal?

Quando a região vaginal tem algum tipo de infecção pode surgir uma secreção esbranquiçada ou amarelada que usualmente chamamos de corrimento.

Esta infeção pode acontecer em decorrência de uma contaminação nas mulheres com vida sexual ativa ou simplesmente pelo fato de alguns resíduos de fezes, contendo muitas bactérias, terem atingido a região vaginal.

Esta última situação pode acontecer com meninas pequenas, uma vez que o orifício anal é anatomicamente muito próximo do canal vaginal.

Quando as bactérias das fezes atingem o canal vaginal podem se proliferar e produzir a secreção, ou o corrimento, que chamamos de vulvovaginite infantil.

Para evitar que isso ocorra, é fundamental que as meninas façam corretamente a higiene após evacuar: devem se limpar com papel no sentido da frente para trás e jamais no sentido inverso: de trás para a frente.

Fácil entender que de trás para a frente estamos trazendo os resíduos de fezes para a região genital. O ideal, sempre que possível, é finalizar a higiene com água e sabão.

Quem faz o diagnóstico da vulvovaginite infantil geralmente é o pediatra, que orienta o tratamento. Existe tratamento e é bastante eficaz.

Portanto, é VERDADE: meninas podem apresentar corrimento vaginal.