04/11/2018 14:44h

A quantidade de cabelos aumenta na gravidez?

O aumento dos pelos do corpo acontece em praticamente todas as gestantes. Em umas mais, em outras menos!

É mais frequente na face, mas também aumenta nos braços, pernas e dorso. Acredita-se que este fenômeno esteja relacionado às alterações hormonais próprias da gravidez. Fiquem tranquilas: em geral regride dentro de 6 meses após o parto.

Os cabelos também aumentam! Este é um ciclo que envolve as seguintes fases: crescimento, repouso e desprendimento. Na gravidez, a fase de crescimento é prolongada. Neste período ocorre o aumento da espessura do fio. Entretanto, dentro de 1 a 5 meses após o parto, uma grande proporção de cabelos entra em fase de desprendimento. O problema é que isto acontece ao mesmo tempo. Resultado: há uma queda importante de fios. Este fenômeno deixa muitas mães assustadas, e com razão. Ainda mais porque esta queda pode persistir por alguns meses. Algumas, inclusive, desenvolvem afinamento difuso dos fios ou rarefação capilar, situação que pode não ser totalmente reversível no pós-parto.

Portanto, é VERDADE. A quantidade de cabelos aumenta durante a gravidez. Mas depois de 5 meses do parto, pode ocorrer queda de cabelos. Se for muito intensa, procure um dermatologista para orientação.

Não se descabele nem perca a cabeça. Cuide-se!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)