Você já está tomando Ácido Fólico? - Dra Ana Escobar
02/02/2018 13:49h

Você já está tomando Ácido Fólico?

Muitas de vocês já devem estar. As que não estão podem conversar com o médico ou enfermeira que orientam o pré-natal para começar.
O que é o ácido fólico? Por que todas devem tomar?

Vamos entender. O ácido fólico é uma vitamina que faz parte do complexo B. Esta vitamina ajuda o bebê a crescer sem problemas numa região que chamamos de tubo neural, que é o que vai se tornar o sistema nervoso central. Isso mesmo. Desde o cérebro até a medula espinhal. O ácido fólico é importante pois ajuda a prevenir algumas malformações nesta região tão nobre. O tubo neural precisa ser fechado. Quando o tubo neural não se fecha completamente podemos ter alguns problemas importantes para no sistema nervoso central do bebê.

Quando começar a tomar o ácido fólico?

Idealmente antes de engravidar. Mas quem começou depois, tudo bem também. Mas quanto antes, melhor. Isso porque a coluna vertebral do bebê começa a se desenvolver cedo na gestação, antes mesmo de você saber que está grávida. Este medicamento deve ser tomado pelo menos até 12 semanas de gestação.

Importante: se você toma remédios para epilepsia, é diabética ou teve uma gestação anterior em que o bebê apresentou defeito do tubo neural, converse com seu médico. Pode ser que ele aumente a dose normalmente recomendada.

A alimentação rica em ácido fólico, ou folatos, como também são conhecidos, ajuda bastante. Amanhã vamos explicar quais os alimentos que os contém.

Tome ácido fólico todos os dias para prevenir problemas no sistema nervoso central do bebê.