14/04/2019 11:34h

Vinagre faz bem a saúde?

O vinagre é usado mais comumente para temperar a salada do dia a dia. Dá um sabor especial, picante, já que é composto basicamente por ácido acético.

Pode ser derivado do vinho, de frutas como uva ou maçã ou de cereais como o arroz, para citar alguns exemplos.

O vinagre é ácido e por isso seu consumo deve ser limitado, uma vez que o excesso pode acidificar em demasia o tubo digestório, promovendo sintomas de queimação, excesso de acidez e eventualmente gastrite. Pode, inclusive, prejudicar o processo de digestão em algumas pessoas, dando desconforto e mal-estar.

Por outro lado, o consumo do vinagre pode trazer alguns benefícios para a saúde. O vinagre derivado do vinho, por exemplo, pode ajudar a saúde cardiovascular, diminuindo os fatores de risco para o entupimento das artérias. O balsâmico tem antioxidantes.

No entanto, o grande benefício à saúde que o vinagre pode trazer é para os hipertensos, que podem substituir o sal dos alimentos pelo vinagre.

Por isso, dependendo da dose e de quem o ingere, o vinagre pode fazer bem ou mal para à saúde. Veja em qual dos grupos você está.

Para as crianças, evite doses altas e respeite o paladar dos pequenos, que em geral “rejeita” o sabor mais ácido e picante do vinagre.

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar