17/03/2019 18:18h

Verrugas são contagiosas?

Já foi o tempo em que se imaginava que as verrugas apareceriam em nossas mãos se apontássemos os dedos para as estrelas. Hoje sabemos que são causadas por vírus do grupo do Papilomavírus. Isso mesmo!! Há um vírus por trás de toda verruga. Por isso elas são mesmo contagiosas.

E como ocorre a transmissão?

Podemos pegar quando tocamos a pele ou até mesmo um objeto contaminado por esse tipo de vírus. O período de incubação é muito longo, podendo demorar até alguns meses. Por isso, na maioria das vezes, nem sabemos de quem pegamos. Como a contaminação ocorre por contato direto com o vírus, as áreas mais acometidas em geral são as mãos, pés ou áreas de muito atrito como joelhos e cotovelos.

Importante lembrar que há vários tipos de Papilomavírus. Os que causam verrugas na pele em geral, são benignos e não há razão para se preocupar. Porém, há os tipos que causam verrugas nos genitais. Aí deve-se procurar tratamento médico imediatamente, pois podem ser lesões pré-cancerosas. E quanto mais cedo o tratamento, maior a chance de cura.

Nunca tente “arrancar” as verrugas sozinho! Lembre-se que como é um vírus, cutucar aquela área pode espalhar mais vírus ao redor, causando várias outras verrugas! Além disso, há o perigo de infecção.

O melhor a fazer é procurar um médico dermatologista, que deve orientar o melhor tipo de tratamento.

Olhe e aponte quantas estrelas quiser!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar