/

Posso esquentar alimentos no micro-ondas em recipientes de plástico?

Depende do recipiente. Você já ouviu falar do Bisfenol A ? É um composto químico que era usado para fazer vasilhas de plástico como em mamadeiras, copos, embalagens para congelador e micro-ondas, garrafas e tudo mais.

No ano passado, o uso do Bisfenol A foi proibido em vários locais no mundo, inclusive no Brasil. Isso porque estudos científicos demonstraram que este composto é perigoso para a saúde porque é um desregulador endócrino.

Entenda: a molécula do Bisfenol A é semelhante ao estrógeno, que é o hormônio feminino. Isso significa que pode provocar alterações nos hormônios de crianças, homens ou mulheres, provocando infertilidade e aumentando a probabilidade de alguns tipos de câncer como de mama ou de próstata.

O Bisfenol A das embalagens de plástico ou mamadeiras pode passar para os alimentos porque as alterações de temperatura do micro-ondas fazem com que este composto químico “grude” nos alimentos e penetre no nosso organismo causando danos para a saúde.

Então, atenção para estas dicas:

1. Ao comprar utensílios de plástico certifique-se que eles estão isentos de Bisfenol A, especialmente mamadeiras ou aqueles que normalmente utilizamos para guardar alimentos no congelador ou na geladeira e depois aquecer no micro-ondas. Leia a embalagem. Deve estar escrito “Bisfenol A free” ou “BPA free”. Se isto não constar na embalagem verifique o rótulo de reciclagem. Se aparecerem os números 3 ou 7, EVITE esse produto, pois pode conter bisfenol A.

2. Evite aquecer alimentos nas suas embalagens de plástico mais antigas, pois elas podem conter o bisfenol A. Nunca utilize mamadeiras antigas. Bebês são especialmente sensíveis aos efeitos do bisfenol A.

Ler o rótulo é uma forma de produzir saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.