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Porque acordamos cansados?

Fácil responder: acordamos cansados porque não dormimos bem.
Mas… por que não dormimos bem?
Principalmente por duas razões: pouca quantidade ou má qualidade do sono.

Como fazer para melhorar?

Para quem dorme pouco: o tempo de sono necessário para descansar é individual e intransferível! Portanto, a primeira dica é: descubra qual é o tempo de sono que você precisa para descansar. Algumas pessoas precisam de 6 horas de sono por noite, outras oito… O importante é respeitar o seu tempo de sono. Não pense que é impossível. Organize seus horários de deitar e levantar. Planeje suas atividades de forma que o tempo de sono seja uma prioridade na sua vida.

Para quem dorme “picado”, com muitas interrupções. Primeiro identifique o que está atrapalhando a qualidade do seu sono. Há uma serie de situações possíveis. Desde um colchão inadequado, insônia até o ronco do companheiro(a). Também pode ser barulho na rua, excesso de luz, excesso de preocupações e filhos!! Quando bebês choram, quando crianças querem ficar na nossa cama e quando finalmente crescem… não chegam da balada!! Saber exatamente o que não te deixa dormir é o primeiro passo para melhorar a qualidade do seu sono.

Sempre há soluções possíveis ou para resolver (trocar o colchão, proteger a janela do barulho externo) ou para atenuar a situação, como, por exemplo, dividir com o companheiro(a) o cuidado noturno com as crianças ou combinar previamente com os filhos mais velhos um horário de chegada da balada. Imagine soluções para cada situação e não parta do princípio de que é impossível. Quem está disposto a mudar, um pouco que seja, consegue. Isso já pode fazer diferença.
O pior problema que temos, muitas vezes, é a falta de ânimo para resolver… os problemas que temos. Durma bem e saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.