O que são manchas brancas nas unhas? - Dra Ana Escobar
11/09/2018 17:05h

O que são manchas brancas nas unhas?

Vocês já tiveram ou conhecem alguém que já teve uma daquelas manchinhas brancas, que parece uma gota de esmalte branco que caiu na unha?

Pois é…há muito tempo atrás dizia-se que esta manchinha aparecia quando a pessoa tinha dito alguma mentirinha! Claro que isto não é verdade e não tem embasamento científico nenhum. Mas isso só demonstra que muita gente já viu ou já apresentou um pontinho branco na unha. Vamos entender.

Em primeiro lugar, importante saber que existem várias causas para manchas brancas nas unhas. Vamos falar especificamente daquela manchinha que parece uma pintinha branca, que não descama e que não causa nenhum tipo de lesão na unha. Esta manchinha tem o nome científico de leuconíquia. Pode ser de 3 tipos: pontuada ( só um pontinho); transversal ( uma linha que atravessa transversalmente a unha) ou total (a unha inteira fica branca).

As mais comuns são as pontuadas e as transversais. A do tipo total é mais rara e normalmente está relacionada a algumas doenças sistêmicas que devem ser avaliadas pelo dermatologista.

As manchinhas do tipo pontuadas ou transversais normalmente são causadas por micro traumas na região das unhas. Estes pequenos traumas podem acontecer sem que tenhamos percebido; por exemplo, quando batemos as mãos em alguma coisa, quando se retiram as cutículas, ou até mesmo quando se usa esmalte em excesso, sem que a unha tenha tido um intervalo para “respirar”.

A saúde das nossas unhas também merece um cuidado especial! Portanto, em caso de quaisquer dúvidas sempre vale procurar o dermatologista.