04/12/2018 08:09h

Todos os dias à noite, a minha barriga fica dura… Acho que são contrações… Mas como saber se é trabalho de parto?

Dizemos que uma gravidez está no termo, isto é, “pronta” entre 37 e 42 semanas. Isto significa que o bebê já tem seus pulmões maduros e prontinhos para respirar. Nesta situação ele não é mais considerado prematuro. Já está pronto para nascer.

Nessa fase, podem aparecer os primeiros sinais do trabalho de parto. Primeiro, o bebê “encaixa” na bacia da mãe, o que pode ser percebido (ou não) por uma leve pressão na bacia e nas costas e pela “descida” da barriga. Depois, as contrações de treinamento (Braxton-Hicks) podem ir progressivamente se tornando mais incômodas.
Isso é o que chamamos de pródromo ou início de trabalho de parto: são os primeiros ensaios.

São as contrações que começam a abrir o colo do útero (dilatação) para a passagem do bebê. Mas essas contrações ainda são irregulares, ou seja, há momentos em que elas vêm a cada 10 ou 15 minutos, mas depois passam e só acontecerão novamente dali algumas horas. Essa fase pode durar dias ou até mesmo semanas. No final, a dilatação pode ser de até 3 cm.

O que fazer: mantenha suas atividades normais. Procure se distrair do incômodo. Precisaremos passar por essa fase para chegar ao parto.

Início do trabalho de parto:

Então, um belo dia, as contrações começam a ficar mais doloridas e aumentam em frequência: a cada 15 minutos, a cada 10 minutos, a cada 5 minutos…. aí é a hora de ir para a maternidade.

Portanto, você está em trabalho de parto quando está tendo contrações regulares e doloridas a pelo menos cada 10 minutos e isso já dura pelo menos 1 hora.

Há também outra forma de começar o trabalho de parto: com a rotura da bolsa das águas… ou seja, a saída de uma grande quantidade de líquido transparente ou branco pela vagina… nesta situação, também é a hora de pegar a bolsa e ir para a Maternidade!

Depois, é só aguardar o primeiro chorinho do seu filho, avisando que chegou ao mundo!

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.
Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Últimos posts por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (exibir todos)