Toda gestante tem varizes? - Dra Ana Escobar
09/12/2015 14:25h

Toda gestante tem varizes?

As varizes nada mais são do que veias dilatadas. Aparecem com mais frequência nas pernas. Em gestantes, podem surgir em um local nada agradável para isso: na vulva, isto é, nos grandes lábios vaginais.

As varizes surgem ou pioram na gestação porque o útero gravídico funciona como um obstáculo ao retorno do sangue dos pés para o coração. Isso mesmo! O sangue tem que subir, contra a gravidade, dos pés e chegar no coração. O útero “atrapalha” e por isso as veias tendem a se dilatar.

Elas podem doer ou coçar, sintomas que são aliviados com o uso de meias elásticas compressivas. Muitas gestantes as consideram chatas de usar e ainda por cima feias! Mas a verdade é que funcionam: evitam o aparecimento ou a piora das varizes.

DICA IMPORTANTE: coloquem as meias ao acordar pela manhã, quando as veias ainda não estão inchadas. Devem ser de média ou alta compressão. As de baixa compressão são pouco eficazes para essa fase. Ideal que sejam meias-calças inteiras: existem as que são específicas para grávidas, que acomodam a barriga! Podem também ser usadas as meias ¾, em dias mais quentes, que não são ideias, mas são, sem dúvida, melhor do que nada!

Evite ficar em pé, parada por longos períodos e tente descansar com as pernas para cima sempre que possível. A posição ideal é deitada, com as pernas elevadas a 45 graus, apoiadas na parede por pelo menos 15 minutos, para que o sangue corra facilmente para o coração.

E no nosso verão tropical? Ai vai outra dica importante e muito gostosa:

Fique de pé dentro da piscina: a pressão que a água exerce nas pernas no fundo da piscina ajuda demais o retorno venoso e melhora o inchaço e as varizes. Fique por pelo menos 30 minutos de molho, e sentirá a diferença!

Meias elásticas, ficar em pé na piscina e descanso com as pernas para cima: três boas maneiras de evitar ou melhorar as varizes!