10/06/2019 20:05h

Terçol pega?

Terçol é aquela “bolinha vermelha” que pode aparecer na região das pálpebras e que incomoda bastante. Pode acontecer em qualquer idade, mas é bastante comum nas crianças.

Os olhos são órgãos muito delicados. Precisam ser constantemente lubrificados pelas lágrimas. Por isso temos a necessidade de piscar muitas e muitas vezes ao dia. As pálpebras são fundamentais neste processo. Quando elas “piscam” as glândulas que ficam nelas produzem uma “gordurinha” e outras substâncias que fazem parte da composição normal da lágrima.

Estas glândulas se chamam Zeis e Mol e ficam dentro da pálpebra, pertinho dos cílios. O terçol acontece quando bactérias penetram nestas glândulas, causando inflamação e infecção. As pálpebras ficam doloridas, inchadas, quentes e doem bastante. A característica principal é a bolinha vermelha.

Por isso, sim, podemos pegar terçol quando coçamos demais os olhos, por exemplo, especialmente com as mãos sujas.

O que fazer quando aparecer um terçol?

Compressas mornas ajudam bastante. O calor melhora a inflamação e dá mais conforto. Mas tome cuidado para não esquentar demais.

Como o terçol é uma infecção, estão também indicados colírios ou pomadas com antibióticos. Por isso sempre é recomendável procurar um médico oftalmologista para que ele possa indicar e receitar direitinho.

A maior dica para evitar o terçol e muitas outras doenças dos olhos é lembrar-se sempre que não devemos colocar as mãos nos olhos. Mãos sujas então, nem pensar. Evite coçar. Se o seu olho estiver coçando,lave com soro ou faça uma compressa de água morna.

Enxergar as pessoas que amamos, a natureza, a vida. Como isso é importante, não é mesmo?

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)