Os sintomas da dengue e da gripe são os mesmos?
28/04/2015 11:52h

Os sintomas da dengue e da gripe são os mesmos?

Sensação de corpo quente, mal estar, cabeça pesando…você coloca um termômetro e constata que está com febre. Na hora aparecem  as dúvidas: “será que estou com dengue, já que estamos em estado de epidemia? Devo ou não procurar um serviço de saúde? Mas está tudo tão cheio…dá até desânimo…mas e se for dengue mesmo?” Nada fácil, não é?

Então vamos ver  algumas dicas para saber diferenciar os sintomas da dengue e da gripe, já que o outono está ai e os casos de doenças respiratórias certamente também estão aumentando.

Nem sempre é fácil saber se é uma ou outra. Dengue e gripe podem começar com febre, dor de cabeça e sensação de mal estar. Mas começam a se diferenciar quando os sintomas de espirros, congestão nasal, coriza e tosse começam a aparecer. Estes são típicos da gripe.

A dengue não apresenta estes sintomas respiratórios tão nitidamente evidentes. O que a diferencia é uma intensa dor no corpo. Tudo fica pesado, e até os movimentos ficam difíceis. Muitas pessoas também referem uma característica dor atrás dos olhos. Na dengue também pode aparecer bolinhas vermelhas pela pele.

Portanto, se além da febre você está todo congestionado, é provável que seja uma gripe. Se não há congestão e há uma intensa dor no corpo, e também atrás dos olhos, pode mesmo ser dengue.

Em ambos os casos, hidrate-se bem. Isso mesmo. Tome bastante água, que ajuda muito!

Importante saber  que nos dois casos, de gripe ou dengue, deve-se evitar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico. Recomenda-se utilizar para a febre o paracetamol ou a dipirona.

Se os sintomas se mesclarem e você estiver com dúvidas, o mais seguro é mesmo procurar um serviço de saúde para orientações. Não tenha receio das filas e da espera que pode enfrentar. Para sua saúde, estes minutos (ou horas) são  preciosos e vitais.