Sarampo e Poliomielite estão de volta? - Dra Ana Escobar
06/08/2018 11:02h

Sarampo e Poliomielite estão de volta?

Neste mês de agosto de 2018 acontece a Campanha Nacional de Vacinação, especificamente contra o Sarampo e a Poliomielite, para todas as crianças de 1 a 5 anos de idade, mesmo para aquelas que estão com as vacinas em dia. Esta Campanha vai até o dia 31/08.

Vale a pergunta: estas doenças estão de volta? Vamos entender.

 Sarampo – Em 2016 o Brasil recebeu o diploma de eliminação do Sarampo. Isso significa que graças à vacina, o vírus do sarampo sumiu do território nacional. No entanto…as pessoas deixaram de levar seus filhos para vacinar nos últimos anos. E aí aconteceu o que se esperava: o vírus voltou de novo. Entrou pela Venezuela e atingiu quem estava desprotegido, principalmente nos estados do Amazonas e Roraima. Por isso, a Campanha pretende colocar a vacina do Sarampo – que vem junto com a da Rubéola e Caxumba-  e TODAS as outras vacinas das crianças em dia, para que o sarampo- e outras doenças – não se espalhem.

Poliomielite – Também conhecida como Paralisia Infantil, a Poliomielite é uma doença que deixa sequelas graves nas crianças acometidas. Pode dar paralisia dos movimentos das pernas e também dos movimentos respiratórios. Graças à vacina, está erradicada do Brasil desde 1989. Todos lembram do Zé Gotinha, que ficou famoso nas inúmeras Campanhas contra a Pólio. No entanto, a exemplo do que aconteceu com o Sarampo, as pessoas deixaram de levar seus filhos para vacinar. Resultado: a cobertura vacinal diminuiu muito no Brasil nos últimos anos. A Poliomielite NÃO está de volta no Brasil e, antes que volte, devemos nos antecipar e manter nossas crianças protegidas.

Vacinem seus filhos. Espalhem a notícia da Campanha para quem tem filhos. Vamos contribuir para a saúde das nossas crianças!