/

Por que a rotina é tão importante para as crianças?

Pare um minuto e reflita a quantidade de coisas que você faz ao longo do dia. Entre tomar café da manhã, almoçar, jantar, tomar banho e dormir, temos uma interminável lista de afazeres diários: levar e pegar as crianças na escola, na aula de esportes, no inglês, na música… ajudá-las na lição, ir ao supermercado, cuidar da casa, o que muitas vezes inclui limpar, cozinhar, lavar e passar. Cuidar e conversar com os amigos, a família… e trabalhar!! Sem falar do trabalho fora de casa, que consome a maior parte do nosso tempo.

Já pensou fazer tudo isso sem se organizar e sem planejar as atividades? Impossível, não é mesmo? Por isso criamos a rotina diária, que pode começar por exemplo, na noite anterior quando definimos a que horas temos que acordar no dia seguinte. E para as crianças? É importante definir uma rotina?

Sem dúvida que sim. Crianças e adolescentes também tem suas atividades para realizar ao longo do dia. Crescer inclui a aquisição de novos conhecimentos. Há muitas formas de aprender: na escola, na prática de esportes, no brincar ou na convivência com amigos. Estabelecer uma rotina organiza, dinamiza e otimiza as aprendizagens diárias. Por isso é importante definir a rotina desde cedo para as crianças. Mais que isso: a rotina dá sensação de conforto e de segurança, necessárias para evoluir de forma saudável. Elas não se sentem “perdidas” no tempo e no espaço e se organizam mentalmente para determinada atividade programada antecipadamente. Isso é muito bom para todos, em todas as idades. Até nosso organismo agradece quando dormimos, acordamos e comemos nos mesmos horários.

Defina suas rotinas, mas sem padrões rígidos demais. Programe suas atividades e as de sua família com leveza e tranquilidade.

Saúde, Ana!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.