/

Rotina do sono ajuda a prevenir obesidade infantil?

Uma importante revista americana de pediatria acaba de publicar um estudo mostrando que crianças de 5 anos que dormem depois das nove horas da noite tornaram-se adolescentes com mais tendência à obesidade quando comparados às crianças que, aos 5 anos, iam para a cama antes das nove horas.

Todos precisamos dormir bem e por um tempo que nos faça descansar. Crianças mais ainda. Por isso, é importante acostumar os pequenos a ir cedo para a cama. Liberamos vários hormônios importantes enquanto dormimos. As crianças, por exemplo, liberam o hormônio do crescimento, essencial para seu desenvolvimento.

Lembrem-se que, entre tantas coisas, também temos que ensinar nossos filhos a dormir. Algumas dicas importantes:

– Estabeleça e siga uma rotina. Tente manter o mesmo horário de dormir todos os dias.

– Uma hora antes do horário de ir para a cama, evite brincadeiras agitadas e que demandem muito gasto de energia. Vá diminuindo o ritmo da casa.

– Um banho quente antes de dormir ajuda a relaxar. Leite também. Mas não se esqueça de limpar os dentinhos depois.

– Evite eletrônicos  ou TV antes dos pequenos dormirem. A luz e o som podem atrapalhar o sono e os desenhos ou jogos podem deixar seu filho mais desperto.

– Conte uma história para seu filho. Ler com uma luz baixa de leitura é super importante. Estimula a imaginação e promove um vínculo afetivo importante entre vocês.

Bons sonhos!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.