Quero entrar em trabalho de parto, mas o bebê não nasce!
26/11/2018 18:20h

Reta final: Eu queria entrar em trabalho de parto, mas parece que esse bebê não nasce! Até quando esperar? Quanta ansiedade!

O final da gravidez parece que dura mesmo uma eternidade! Muitas vezes, com 38 semanas temos a impressão – que não é verdadeira –  de que a gravidez já durou demais. É tanta a vontade de ver aquela carinha! Entretanto, hoje sabemos que o tempo ótimo para nascer situa-se entre 39 e 41 semanas.

Portanto, se você tem uma gestação de baixo risco, em que tudo está correndo bem, não há razões para impedir que o bebê acabe sua maturação dentro do local mais seguro que existe no mundo para ele: o útero materno, que garante todos os cuidados intensivos, constantes e perfeitos para as suas necessidades.

Se tudo estiver perfeito – movimentação fetal e quantidade de liquido amniótico normais – converse com seu médico sobre a possibilidade de aguardar até 41 semanas, caso você não entre antes em trabalho de parto, lógico!

Nesse momento, suas opções serão:  continuar aguardando o trabalho de parto, sempre com monitoração  do bebê  a cada 2 dias, fazer uma indução de parto normal ou decidir por uma cesariana. Claro que isso vai depender de cada situação. Caso sua gestação não seja de baixo risco, o melhor momento e maneira de nascer será sugerido pelo seu médico e decidido em conjunto com você e seu parceiro

E o que fazer com a ansiedade?

Vamos cuidar dela. Ansiedade maternal não é motivo para adiantar o parto. Imagine que  parto não é um fim, é apenas o começo de uma vida nova e bastante cansativa. Porque tanta pressa de chegar lá? O bebê virá no tempo dele. Curta o silêncio, durma à tarde, ponha músicas legais para o seu bebê ouvir. Vá ao cinema, leia todos os livros que você sempre quis e nunca teve tempo, caminhe no parque, saia para jantar, namore  seu companheiro, encontre suas amigas ou  visite as que já tem filhos pequenos. Cuide de você,  conecte-se  com a sua essência, sua família, seus desejos, sua missão. Uma parte importante dela está prestes a começar.