Sinto repuxo, pontada na vagina e na barriga. Isso é normal?
02/03/2018 12:00h

Sinto repuxo na barriga, peso, pontada na vagina e choque. Isso é normal?

Muitas mulheres se queixam de dores variadas na parte de baixo da barriga durante toda a gestação. Essas dores eventuais são normais e benignas. Vamos entender as mais frequentes e quando se preocupar com elas:

– Repuxos e pontadas na lateral da barriga: têm relação com o crescimento uterino. O útero está preso à pelve por ligamentos. A medida em que ele cresce para acomodar o bebê, esses ligamentos laterais têm que esticar e isso pode gerar dor. Fale com seu obstetra se o desconforto for muito constante.

– Dor em peso centralizada no baixo ventre: se for algo passageiro, não se preocupe. No entanto, se durar mais tempo, como uma manhã inteira, por exemplo, atenção: pode se tratar de uma infecção urinária. Converse com seu obstetra sobre isso.

– Pontada na vagina: muito frequentes, a pontada na vagina são muito comuns e benignas. Podem ter a ver com a posição do bebê ou a bexiga cheia. Não se preocupe!

– Soluços ritmados: mais comuns no 3o trimestre, são benignos e autolimitados. Fique tranquila!

Em todas as situações acima descritas, se deitar com a barriga para o lado, preferencialmente do lado esquerdo, deve aliviar o peso e provocar uma discreta mudança de posição do bebê, o que tende a melhorar o desconforto.

Informação é muito importante! Ainda mais nesta fase da vida! Saúde!