/

Como saber se tenho refluxo?

Quando engolimos, o alimento passa para o esôfago, que é um “tubo” que vai dar no estômago. Entre o esôfago e o estômago tem uma espécie de “porta” que abre quando o alimento chega.

São dois compartimentos bem separados porque o estômago produz uma quantidade muito grande de ácido. E o esôfago que está logo acima, não tolera acidez.

Quando, por alguma razão, a “porta” deixa de funcionar, o conteúdo do estômago sobe para o esôfago. E como o esôfago não suporta o ácido dá aquela sensação de dor em queimação no peito e muita azia. Isso é o refluxo.

Além da azia, os sinais podem ser tosse, e às vezes até chiado no peito, salivação excessiva e mal estar para dormir. Quem tem estes sintomas deve procurar um médico pois pode estar com refluxo.

Há exames específicos para determinar se a pessoa tem ou não refluxo. A boa notícia é que o tratamento é muito eficaz. Muitas doenças hoje permitem que tenhamos uma boa qualidade de vida, pois as medicações apropriadas permitem uma vida normal, com bastante conforto.

Isso aí! Como eu sempre digo, aproveite o que a vida nos dá de melhor!!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.