Posso receber visitas na maternidade? - Dra Ana Escobar
01/02/2018 18:18h

Posso receber visitas na maternidade?

Claro que sim! Mas só se você quiser. O pós-parto é um momento delicado. É o momento de conhecer o bebê e de aprender a amamentar.  Muitas vezes as mamães estão exaustas, com dor nos seios ou com as dores esperadas de um pós-operatório imediato.

Por isso é importante que os casais conversem sobre o fluxo das visitas e definam o que vocês gostariam que acontecesse. Isso é importante, pois a partir do momento em que se anuncia o nascimento do bebê, todos os amigos e parentes imediatamente começam a chegar para visitar!

Se vocês quiserem ter algumas horas de privacidade, deixem isso claro para todos. Há várias formas de dizer, sem machucar as boas intenções das pessoas mais próximas. Diga, por exemplo: “nosso filhinho acabou de nascer! Amanhã a partir das 14hs ficaremos muito felizes de receber a visita de vocês! Por enquanto, a mãe descansa e conhece seu filhote!”

E se durante as visitas você estiver cansada ou com dor, é importante  sinalizar isso  para o seu parceiro e ele, gentilmente, pode levar as visitas para uma outra sala comum a todos  na maternidade, fora do quarto,  para que você fique a vontade.

Dependendo do tamanho do quarto, seu companheiro pode também avisar a quem chegar para entrar no quarto em grupos de 4 pessoas apenas. Enquanto isso ele fica lá fora contando as novidades para os demais.

Para muitos, receber a maioria das visitas na maternidade, ainda pode ser mais confortável do que recebê-las em casa. Na maternidade, o bebê pode estar no berçário enquanto você recebe um grupo grande de amigos, por exemplo. Em casa, você pode estar  sozinha para acalmar o bebê, passar creme nos seios doloridos e fazer sala para o chefe do seu marido! Ufa… A verdade é que todos estão muito felizes e animados e não conseguem se conectar com as necessidades da mãe. Para evitar ser invadida, não conte com o bom-senso das pessoas. Deixe claro seus limites para não passar maus-bocados.

Porém, se você está se sentindo ótima e adora uma festa, vá em frente. Observe alguns cuidados: NÃO deixe nenhum  amigo  resfriado entrar dentro do seu quarto e EVITE que o bebê fique passando  de colo em colo. Não se esqueça que a sua prioridade nesse momento deve ser amamentar e acalmar seu filho.

Observados esses cuidados, é mesmo hora de comemorar!