/

Quem acorda muitas vezes à noite pode ter problemas?

No meio da noite, o choro de um filho. Pai ou mãe levantam e vão ver o que acontece. Voltam para a cama e tentam dormir de novo. Logo depois, outro chorinho…e lá vão eles para fora da cama e do sono…e assim noites e noites vão acontecendo. Várias são as razões pelas quais muitas pessoas tem o sono involuntariamente interrompido. Dormir direto, sem interrupções, passa a ser o seu maior desejo.

Resultado: com o sono curto, os dias ficam longos e difíceis de suportar. A sensação de cansaço é inevitável. O rendimento para as tarefas mais simples diminui. As atividades profissionais se comprometem. O estresse é a consequência imediata de acorda muitas vezes à noite, o que também significa que a tolerância natural, tão necessária nesta vida, quase não existe. A irritação vem a tona com qualquer fato. Nada fácil, não é mesmo?

A solução é simples: dormir sem interrupções. A execução desta solução é que pode não ser tão simples assim. Peça ajuda. Veja quem da família ou dos amigos pode te ajudar a ter uma noite inteira de sono. No caso dos filhos que acordam, por exemplo, veja quem pode dormir com eles uma ou duas vezes por semana, de formas que você possa se recompor.

Lembre-se que os problemas e situações mais difíceis podem ter solução, especialmente quando se tem vontade e…imaginação.

Deixe de sonhar com uma noite inteira de sono…simplesmente sonhe dormindo.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.