Quantos quilos uma gestante deve normalmente ganhar?
24/07/2015 14:51h

Quantos quilos uma gestante deve normalmente ganhar?

O ganho de peso na gestação é muito importante. Nada a ver com estética. Tudo a ver com a sua saúde e com a do bebê.

Vamos entender o que é normal: até 12 semanas é esperado que a gestante ganhe ou perca até 3 kg, dependendo dos enjoos ou da fome excessiva. Tudo isso é normal. Depois deste período, entretanto, é importante e saudável a gestante ganhar de 500g a 2 kg cada mês. As mais magras devem ser ganhar mais, para evitar um bebê muito pequeno e muito magro. As que estão acima do peso devem ganhar menos, para evitar um bebê grande demais.

O ideal é ganhar no máximo 6 kg e no mínimo 2 kg, até as 20 semanas de gestação. Veja agora quanto você já ganhou. Está dentro? Se não estiver, veja o que fazer:

Quem não estiver ganhando nenhum peso durante a gravidez porque está comendo menos do que o recomendado: saiba que você está em risco de ter um bebê com baixo peso que, neste momento, não está recebendo nutrientes adequados. Isso pode acarretar sofrimento fetal e falta de liquido. Fale já com seu obstetra e/ou uma nutricionista para acertar sua alimentação.

A gestante que não está ganhando nenhum quilo porque já estava com o peso acima do esperado no início da gestação e está fazendo a dieta adequada, acompanhada pela nutricionista: PARABÉNS.

A gestante que está ganhando muito peso porque está comendo em excesso: saiba que você está em risco de ter diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, bebê gordo e parto difícil. Converse com seu obstetra e/ou uma nutricionista para acertar sua alimentação.

A gestante que está ganhando muito peso porque começou a gravidez muito magra e está sendo acompanhada por uma nutricionista: também está de PARABÉNS.

Durante o segundo e terceiro trimestres é esperado que as que começaram a gravidez magrinhas ganhem no máximo 2,3 kg/mês, as que começaram com peso normal, ganhem 1,8 kg/ mês e as que começaram sobrepeso ganhem no máximo 1 Kg/mês.

Balas, chocolates e doces EM EXCESSO só vão fazer mal ao bebê se você tiver diabetes gestacional. Senão, só farão mal a você!