05/05/2016 09:40h

Quantas doses de vacina da gripe meu filho deve tomar?

Muitas vacinas precisam de uma ou mais doses de reforço para terem seu efeito pleno. E este número de doses pode variar de acordo com a idade e o tipo da vacina.

A vacina da gripe é uma destas vacinas. Vamos entender.

Os adultos e crianças com mais de 9 anos de idade necessitam de apenas uma dose da vacina da gripe para ficarem imunizados. No entanto, devem se lembrar de repetir a vacina anualmente, por duas razões: primeiro, porque a vacina é modificada todos os anos, para “pegar” os vírus que estão circulando no momento. Segundo, por que  a “validade” da proteção garantida pela vacina da gripe é de 1 ano, apenas. Precisa, portanto, de um reforço anual.

As crianças com menos de 9 anos de idade, que recebem a vacina pela primeira vez, como é o caso dos seus  filhos, que devem estar com idade próxima de 1 ano, devem tomar DUAS doses da vacina, para ficarem totalmente imunizados. Estas doses devem ter um intervalo de pelo menos 1 mês entre elas.

Crianças com menos de 9 anos de idade, mas que já receberam a vacina da gripe em anos anteriores podem receber apenas UMA dose da vacina deste ano de 2016.

Vacinem seus filhos! Saúde!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)