14/04/2019 10:20h

Quando eu tenho que ir ao médico?

Preste atenção aos três sinais indicativos de que você precisa ir ao médico com urgência. São eles: contrações rítmicas, perda de líquido pela vagina e sangramento intenso. Vamos entender melhor.

Contrações rítmicas: quando as contrações se tornam rítmicas, ou seja, previsíveis, pode ser o início do trabalho de parto. Quando estiverem vindo a cada 5 a 10 minutos por pelo menos 1 hora, é um bom momento de ir para a maternidade. Avise, claro, seu médico antes.

Perda de liquido pela vagina: a perda de liquido pela vagina pode significar 3 situações: pode ser xixi, que sai sem controle; secreção vaginal ou líquido amniótico. Nos 3 casos é importante que seu médico saiba. Quando acontece a ruptura da bolsa das águas, porém, na maioria das vezes sai líquido amniótico em grande quantidade, que chega, inclusive, a escorrer pela perna. Nesse caso, se o líquido for claro e o bebê estiver se mexendo bem, avise seu médico e se prepare para ir para a maternidade nas próximas horas. Se, por outro lado, o líquido estiver escuro, esverdeado, vá imediatamente para a maternidade e avise seu médico no caminho. Isso pode significar que o bebê não está bem.

Sangramento intenso: uma manchinha de sangue na calcinha no final da gravidez pode ser comum e normal. No entanto, se o sangramento for um pouco mais intenso, pode ser um sinal de que algo não vai bem. Nesse caso, deve-se ir imediatamente para o hospital, sem tempo nenhum a perder. Esse é o único alerta – literalmente – vermelho que indica ida imediatíssima para a maternidade.

Fique atenta aos sinais que seu corpo te manda!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)